Segunda Gaveta

MARCELA SOUZA - Portifólio

Santos Novos Tempos é o nome do projeto que promete acabar com os problemas enfrentados pelos moradores da Zona Noroeste. "Desde o ano de 2005, a Prefeitura tem procurado meios para a resolução das graves enchentes ocorridas nos bairros da ZN", conta o administrador regional e coordenador técnico do projeto, Vagner Ramos.

De acordo com ele, a Prefeitura nomeou técnicos capacitados para diagnosticar os problemas causados pelas chuvas fortes e, assim, procurar soluções. No entanto, o custo das obras chega a ultrapassar os R$85 milhões.

No ano passado, o projeto foi aprovado pelo Banco Mundial, mas falta o Governo Federal dar a permissão para início das obras e utilização da verba cedida.

O início do projeto está marcado para maio ou junho, e ele levará cerca de cinco anos para ser concluído. "Muita coisa precisa ser feita para que esses problemas terminem. A primeira delas é na questão habitacional. Muitas casas e barracos estão localizados próximos a rios e canais, locais que facilitam as inundações", diz Ramos. Ele também explicou que as inundações ocorrem não somente em períodos de chuvas. "Muitos bairros e ruas estão abaixo do nível do mar, então basta que a maré suba um pouco mais para que tudo fique debaixo d'àgua, mesmo em dias de sol".

O projeto inclui obras como a construção de reservatórios para as águas das chuvas, sistemas de bombeamento e comportas e a mudança dos moradores que residem próximos às áreas de maior risco para locais mais adequados e seguros.

Ramos ainda afirma que as melhorias serão para toda a Cidade. "Os investidores imobiliários não se interessam pelas áreas da ZN por conta desses problemas. Quando isso estiver resolvido, a situação econômica da Cidade vai melhorar muito, pois teremos inúmeros locais, hoje inutilizados por conta desses problemas, que estarão em boas condições para receber investimentos", explica.

Marcela Souza - publicado em Mural da Zona Noroeste
Edição: "Perigo nas águas"

0 comentários: