Segunda Gaveta

MARCELA SOUZA - Portifólio

13 de nov. de 2008

"Hero", de Zhang Yimou


Gênero: Aventura
Tempo: 96 minutos
Lançamento: 2002 - Brasil: 25/03/2005

SINOPSE: Sete reinos lutam pelo domínio do território que virá a formar a China, numa carnificina que se prolongou durante duas centenas e meia de anos - o período dos Estados Guerreiros. O reino de Qin é o mais forte e o seu monarca o mais determinado a unir os territórios, formando um vasto estado sob o seu jugo. os inimigos querem assassiná-lo a qualquer custo e o rei de Qin (Daoming Chen) decreta a entrega de elevadas recompensas contra a cabeça dos mais poderosos guerreiros que procuram eliminá-lo: Espada Quebrada/Can Jiang (Tony Leung Chiu Wai), Neve Voadora/Fei Xue (Maggie Cheung) e Céu/Chang Kong (Donnie Yen). A tarefa parece impossível, mas um oficial de baixo estatuto, xerife de uma província, é levado à presença do rei, alegando ter matado os três assassinos e apresentando as suas armas como prova. Em audiência com o soberano, Sem Nome/Wu Ming (Jet Li), explica como conseguiu vencer inimigos aparentemente superiores.
_____________________________

Um filme, um propósito, uma ideologia. Um assassino que se torna herói através da morte. Hero traz a tona grandes lições de ideais e códigos de honra. Além de características psicológicas e emocionais, o filme traz uma bela fotografia e cenas intrigantes de efeitos especiais nas lutas, masclando arte e batalhas. As misturas de músicas, escritas e artes marciais fazem do filme uma história dramática, que mexe com os sentimentos dos espectadores.

O filme também conta com um grande significado de cores, baseados em ensinamentos e crenças chinesas. A cada versão da história que é contada, uma cor é utilizada em todo o cenário e vestimentas dos atores. O vermelho, na primeira versão, simboliza a paixão, o orgulho, a violência, o desejo e a traição; já na segunda versão, é utilizada a cor azul, simbolizando a tranquilidade, a união, o desapego e o companheirismo e lealdade; na verdadeira versão, o branco é a cor escolhida, simbolizando a verdade, a força, a renúncia e a pureza. Em uma das cenas, a cor verde aparece significando a esperança, a perseverança, a busca pela realização. A roupa do protagonista Wu Ming, personagem de Jet Li, é sempre preta, simbolizando o mistério e a dignidade.

A sabedoria chinesa e toda a sua cultura fica bem explícita durante todo o decorrer da história, o que emociona àqueles que assistem. O fime tem cerca de uma hora e meia de duração, cenas incríveis de ação, lugares magníficos em beleza, transmitindo paz e tranquilidade, mesmo durante as cenas de luta, e uma trilha sonora bem característica. Todo o conjunto ajuda a transportar o espectador para dentro do filme, fazendo com que todos sintam as emoções dos personagens e demonstrando sentimentos de amor e, principalmente, como em todo conto chinês, traz uma bela e inesquecível moral no fim, que nos faz pensar e repensar no que significa a conquista de um objetivo e a honra nessa conquista.

Marcela Souza.

0 comentários: