Resgatar uniformes antigos, cadernos, livros, publicações, artigos, diplomas e até medalhas e troféus para exposições e pesquisas. esse é o objetivo do LIAME (Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação), do Mestrado em Educação da UniSantos, que criou o projeto "Resgate da Memória". A idéia de incentivar as instituições escolares a preservarem seus arquivos históricos foi discutida durante o I Colóquio de Acervos Escolares, que ocorreu ontem, no Campus Vila Mathias da UniSantos.
O evento reuniu alunos, professores e profissionais de instituições educacionais de toda a cidade de Santos, dos Ensinos Fudamental, Médio e Superior, e também contou com a presença de órgãos ligados ao arquivamento de materiais, como o Instituto Histórico e Geográfico.
Segundo a professora de História e mestre em Educação, Melissa Mendes, o evento serviu como incentivo à criação de acervos contendo todo o material cultural das instituições. "Esse projeto é uma forma de orientar os responsáveis pelas escolas para que criem um arquivo de memórias do estabelecimento. Isso proporciona uma facilidade muito grande para os alunos e para qualquer interessado em conseguir acesso a um material importante, que faz parte da história daquela instituição, e que antes poderia ser perdido, inutilizado ou jogado no lixo".
"Fizemos esse projeto com o intuito, também, de enriquecer nossa cidade no setor cultural. Com toto esse material disponível, os pesquisadores terão aceso a uma quantidade muito maior e mais rica de informações sobre todos os setores de Educação, arte e cultura que nossas instituições puderem oferecer", explicou Melissa. Além desse projeto, está sendo preparado um livro, que será publicado entro os próximos meses de dezembro a janeiro. "O livro trará um conjunto de arquivos da nossa pesquisa pessoal com as práticas escolares e a história de cada instituição".
O material exposto no evento (livros, cadernos, diplomas, entre outros) faz parte do acervo do LIAME. "Por enquanto, estamos trazendo apenas o nosso material, até para dar o exemplo e um incentivo às instituições para trazerem mais memórias. Em breve, queremos promover um evento bem maior onde apresentaremos os arquivos de muitas instituições também", disse a mestre em Educação e integrante do LIAME, Kátia Maria Fernandes e Silva.
Para falar sobre a importância dos museus e arquivos escolares, tanto para as próprias instituições educacionais quanto para a população, foi realizada uma palestra com as professoras Maria Apparecida Franco Pereira, da UniSantos, e Diana Gonçalves Vidal, da USP.
Para os alunos da UniSantos que compareceram, o evento valeu como atividade extracurricular.
Marcela Souza - publicado em Agência Facos.
0 comentários:
Postar um comentário