Segunda Gaveta

MARCELA SOUZA - Portifólio

30 de out. de 2008

"Onze Minutos", de Paulo Coelho

Onze Minutos é um livro que prende a atenção do leitor devido a história, contada de forma simples, de Maria, uma jovem moça do interior que sonha em conhecer o Rio de Janeiro.

Repleta de sonhos e desejos típicos de uma jovem romântica, Maria descobre rapidamente o poder que sua beleza exerce sobre os homens e que, por isso, poderia casar-se facilmente. Porém, seu sonho fala mais alto e Maria decide juntar suas economias para conhecer a Cidade Maravilhosa. Dois anos depois, ela parte rumo ao Rio. Em passeio pela praia de Copacabana, ela desperta a atenção de um empresário suíço que, percebendo a beleza e a ingenuidade da moça, logo a convida para acompanhá-lo à Europa, prometendo transformá-la em uma celebridade famosa.

Deslumbrada, disposta a arriscar e com o apoio da família, Maria assina um contrato com o empresário e parte para Genebra em busca da prometida fama. No entanto, não é assim que as coisas acontecem. Maria é levada para trabalhar em uma casa noturna na Suíça, onde aprende a viver do sexo e como usá-lo para satisfazer os outros e adquirir dinheiro fácil.

Com o passar do tempo e a desilusão de seus sonhos inocentes, a jovem moça torna-se uma mulher perspicaz e minuciosa, aperfeiçoando e criando e distanciamento necessário entre si e o seu corpo. Isso faz com que ela se sinta cada vez mais distante de si mesma e do que fora e desejara ser um dia.

Seus antigos sonhos ficam de lado e Maria só tem um único objetivo: juntar dinheiro para comprar uma fazenda para sua família no Brasil. Quando finalmente consegue o dinheiro necessário para realizar seu desejo e decide comprar sua passagem de regresso à terra natal, ela encontra, em um bar, o pintor Ralf Hart, um homem muito rico. Deste encontro, nasce uma relação intensa, repleta de paixão e problemas. Maria apaixona-se perdida e ardentemente. Porém, o tempo passa e é chegado o momento de retornar ao Brasil. Entre expectativas e angústias, o final desta história deixa qualquer leitor com lágrimas nos olhos.

Onze Minutos é uma obra para todos aqueles que gostam de um bom romance. Mais do que o teor erótico trazido em suas páginas, trata-se de uma história de sonhos, de amor, de desilusões, encontros e reencontros. O mais interessante é perceber a delicadeza e destreza com que o autor, um homem, descreve os sentimentos femininos através da personagem principal e suas linhas em seu diário.

Sem dúvida, é um livro onde muitas mulheres reconhecerão a si próprias enquanto sonhos, medos, inseguranças, desejos e tudo que faz parte do Universo feminino. E, claro, também para homens que desejem conhecer um pouco do que se passa dentro da alma de uma mulher.

O título Onze Minutos é uma referência à obra de Irving Wallace, Sete Minutos, best seller da década de 70, onde o escritor estimava o tempo do ato sexual. Paulo Coelho adaptou o tempo para os padrões brasileiros e adicionou mais alguns minutos. Para escrever o livro, ele pesquisou sobre o tema por oito anos, até que encontrou uma prostituta na Suíça e, tomando conhecimento de sua história de vida, encontrou o que faltava para escrever a obra.

A obra foi lançada em 2007 no Brasil, França e Portugal, simultaneamente, e conta com 253 páginas, uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Marcela Souza

0 comentários: