O trânsito em São Vicente tem melhorado muito nos últimos meses. Em parte, devido à implantação experimental de uma motovia (faixa exclusiva para motociclistas), de quase um quilômetro de extensão, na Avenida Ayrton Senna, na orla da praia do Itararé. Criada em julho deste ano e ainda em fase de testes, a nova via ajudou na melhora do fluxo no trânsito do local, principalmente em horários de pico.
Com a verba cedida pelo DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), a motovia integra o programa de paisagismo iniciado na cidade, sendo a primeira faixa exclusiva para tráfego de motos da Baixada Santista.O programa conta com outras obras, como a ciclovia, aumento do número de postes de iluminação em toda a orla, bosques e jardinagem, tudo visando à melhoria do tráfego de pedestres e motoristas em geral.
José Antônio da Silva, motorista de ônibus Intermunicipal, apóia totalmente a iniciativa. "Para nós, que dirigimos ônibus, é uma maravilha. Nós já temos uma faixa só nossa, e era bem complicado dividir com os motociclistas. Eles fecham a gente, ultrapassam de maneira perigosa. Isso sem falar de quando paravam até nos pontos dos ônibus e atrasavam todo mundo. Agora, eles ficam do lado deles lá, só para eles, e nós aqui". Josê Antônio também aponta melhoras na segurança, dizendo que "ficou melhor até para os passageiros, porque agora não precisam ter medo de descer do ônibus e serem atropelados por uma moto que venha pela lateral".
Alguns motoristas de carro apóiam a iniciativa e estão satisfeitos com o projeto, como é o caso de Vilma Alves Carlindo, que afirma já ter sofrido com a imprudência dos motociclistas. "Eu nem sei quantas vezes tive que trocar o retrovisor do meu carro e até em brigas de trânsito eu já me envolvi, tudo por causa dos motociclistas. Eles não estão preocupados com nada, acham que a rua é só para eles. Pelo menos agora eles precisam lidar apenas com outros motociclistas, tem o espaço só para eles. Assim fica mais justo também, podemos dirigir com mais calma e sem as motos nos fechando o tempo todo e costurando o trânsito. Essa motovia ajudou muito". Arnaldo Pedrolina concorda dizendo que "aumentou a liberdade do motorista, que passou a ter mais tranquilidade para dirigir, está apenas lidando com outros automóveis agora, sem a preocupação das motos, que muitas vezes nem são viostas e é por isso que acontecem os acidentes".
Já para outros motoristas, a implantação da faixa não é bem-vinda. Rafael Pereira, que passa diariamente pela avenida, diz que há um sério problema. "Essa avenida só tem um retorno, que fica próxima à divisa entre Santos e São Vicente. E a motovia foi colocada ao lado esquerdo da pista. Todas as vezes que um motorista de carro precisa fazer uma curva, há uma fila enorme de motos paradas bem no meio do cruzamento, o que dificulta bastante e atrasa todo o trânsito". Bruno Nery, que também dirige constantemente pelo mesmo trecho, aponta o mesmo problema. "Essa faixa ficou ótima para os motociclistas, mas essa questão da localização ficou complicada. Por outro lado, não teria como colocá-la do outro lado, por causa dos ônibus. Houve uma falta de opções e, para variar, o motorista de carro fica prejudicado".
Para motociclistas e pedestres, o projeto é motivo de satisfação. Cláudia Cardoso Costa, moradora do bairro do Itararé, afirma que a situaão está melhor com a motovia. "Eu moro aqui e tenho que atravessar essa avenida todo dia, várias vezes. Essa faixa deixou tudo muito mais organizado. Um espaço para as motos, um para os carros e um para os ônibus. Antes, a gente tinha medo de atravessar aqui, porque os ônibus fecham a visão do pedestre e você podia ser atropelado por uma moto que vinha logo atrás ou do lado. Agora não, você sabe o que vai encontrar a frente". Célia Aparecida Santos dirige moto há um ano e meio e destaca que a criação da motovia foi o melhor projeto implantado na cidade. "Para nós, não há o que reclamar. Os motoristas não podem mais ficar nos culpando por atrapalhar o tráfego, não temos que desviar deles o tempo todo e ainda ouvir reclamações e ofensas, sendo que muitas vezes eles estão errados. Só mudou um pouco para nós, porque agora temos que ter cuidado com a velocidade. Mas está bem mais seguro dessa forma".
"Em geral, a motovia tem trazido mais benefícios do que contratempos", é o que aponta o policial Cláudio Araújo Dias. "Desde que a motovia está em uso, ainda não soubemos de nenhum acidente. E o índice de ocorrências envolvendo problemas no trânsito do local também caiu bastante nesses últimos meses". Por ser a avenida mais movimentada da cidade, Dias afirma que o melhor foi a diminuição dos congestionamentos. "Os horários de pico, ali era um horror. Tinham dias em que estacionava mesmo, por um longo tempo, também por causa das obras. Agora o trânsito está fluindo muito melhor, muito mais fácil e com menos perigo". Cláudio ainda diz que "até as brigas de trânsito diminuiram, a constante discórdia entre motoristas e motociclistas caiu, pois eles não se esbarram, literalmente, no meio da rua".
Marcela Souza - publicado em Agência Facos.
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