Segunda Gaveta

MARCELA SOUZA - Portifólio

O livro é composto por 70 crônicas, escrita em versos, referentes ao período entre 1954 e 1967, e trata sobre diversos temas, como a política no Brasil, o cotidiano dos brasileiros, suas dificuldades, esperanças, decepções, enfim, e tudo sob uma visão crítica do autor - esse é o ponto em comum entre todas as crônicas, independente do tema.

Carlos Drummond de Andrade, muito famoso e reconhecido por seus textos, faz uso da ironia, muitas vezes, e apela para as emoções do leitor.

Narrando as histórias de vida dos indivíduos da época, Drummond mostra os seus sentimentos e indignações próprias, fazendo uso, muitas vezes, de alguns personagens das crônicas. Aborda não somente sobre política, mas também sobre a cultura e crenças nacionais, paixões e uma série de acontecimentos, situações e emoções presentes no Brasil e nos brasileiros no período citado.

O livro conta com 165 páginas, contendo as crônicas aleatoriamente, não seguindo ordem de assuntos e, embora seja uma obra basicamente crítica, chama a atenção do leitor por seu formato e teores poéticos, típicos de Drummond.

A linguagem utilizada varia bastante, o que é percebido durante a leitura. É predominantemente baseada nas normas da linguagem culta, porém com termos de linguagem coloquial, o que demonstra claramente a intenção do autor em dar ênfase à ironia e, as vezes, até mesmo à comédia.

É indicada ao público que aprecia literatura em geral, mas também à pessoas interessadas na história do Brasil, na época em que se passam os textos, e àqueles que gostam de poesia.

Enfim, a obra abrange diversos temas e é indicado a todos que apreciem uma boa leitura intelectual.


A cada verso lido, as palavras afiadas de Drummond se fazem presentes. É uma leitura bastante complexa, porém de significativa importância, pois trata-se de temas como a situação do país em uma época muito conturbada, como no período da Ditadura, o cotidiano difícl da população, suas crenças, temores e problemas.
Marcela Souza

0 comentários: