Estão abertas as incrições para a Oficina de Mangá no Centro Cultural da Imagem e do Som, em São Vicente. O projeto faz parte da programação que homenageia o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e conta com professores especializados na arte para ministrar as aulas.
A procura pelo curso tem sido intensa, não só de moradores de São Vicente como de Santos e Praia Grande, segundo o professor responsável, André Gallo, que dá aulas de desenho japonês desde 2002. “Só temos disponíveis 20 vagas, e já foram preenchidas 15. Estamos pensando em estender o curso, com mais aulas, talves para semanas próximas”. André acredita que a cultura japonesa tem papel fundamental na formação da cultura brasileira, e por isso deve ser divulgada através desse tipo de evento. “Aqui em São Vicente, essa divulgação é restrita. Tem mais espaço em Santos, Praia Grande. Por isso, essa programação é importante para a cidade”.
Esta é a primeira edição do projeto, mas devido à boa aceitação do público, André diz que estão estudando a possibilidade de fixar o trabalho com o apoio da Secretaria de Cultura da cidade, e disponibilizar o curso a cada seis meses. “Esse projeto visa não somente o incentivo ao conhecimento cultural que rodeia nossa população, mas tem também um papel educacional, de incentivar o interesse pelo estudo, pela profissionalização”.
O perfil dos interessados varia bastante, de ambos os sexos, idade entre 12 e 26 anos. Para André, “as pessoas têm interesse por tudo que vira moda. Os animes viraram moda no Brasil, e os jovens procuram estar sempre ligados em informações sobre isso”, e acrescenta que “tudo que é ligado à cultura japonesa, principalmente aos animes, é de interesse de muita gente. Em junho ou julho haverá um evento de Cossplay, que é o evento mais esperado para quem gosta desse tipo de arte, e sempre é sucesso de público”.
A estudante Jéssica Borges, 14 anos, diz que participa de todos os projetos ligados à cultura oriental. “Vou a todos os eventos de Cossplay. Tenho todas as roupas que usei até hoje. Mas é difícil porque é sempre feito em São Paulo. A gente que mora aqui nunca tem a oportunidade de ver coisas do gênero na nossa cidade. Será uma glória trazer esses programas para cá, as pessoas vão poder finalmente conhecer os amantes do animes, na Baixada Santista, na íntegra”.
Para os interessados no curso de Mangás, as inscrições vão até a próxima segunda-feira (21), e as aulas serão nos dias 26 e 27 deste mês, entre 14 e 17 horas, no Parque Ipupiara, situado à Praça 22 de Janeiro, Gonzaguinha, em São Vicente. Estará aberto ao público a partir das 13 horas, com exibição de animes antes do início das aulas.
Marcela Souza - publicado em Agência Facos
0 comentários:
Postar um comentário