Além de político influente, Rubens Lara também teve notável participação no setor educacional da Baixada Santista. A área de maior preocupação de Lara foi a dos cursos superiores e técnicos profissionalizantes. Ele participou da implantação da primeira faculdade pública do Litoral Paulista, a Fatec.
Lara era advogado e foi professor de diversas universidades locais, como a UniSantos, onde ministrou aulas de Política para a turma da Terceira Idade, no início da década de 90. "O Rubens era uma pessoa que o povo adorava", diz Josette Spacagna, funcionária da secretaria do campus Pompéia. "Sempre que me via, Rubens corria de braços abertos me chamando. Ele ouvia e dava atenção para qualquer pessoa que precisasse dele, era um homem de caráter excepcional, um coração de ouro. Quem dera existissem mais políticos assim", completa Josette.
Por ter sido membro do movimento estudantil na época da ditadura militar, Lara sempre esteve muito ligado aos estudantes. Raul Christiano, representante do Diretório Estadual do PSDB e amigo pessoal de Rubens Lara, lamentou a perda do companheiro. "Antes de ser político ou advogado, ele era realmente um professor. Mas não somente um professor universitário, era um educador que ensinava as pessoas a entender de cidadania. Era o nosso exemplo e um grande mestre". E destacou a personalidade de Lara: "ele era um homem muito claro, muito límpido. Nunca tivemos nenhuma surpresa com ele. A primeira e única surpresa foi a sua partida".
O diretor do Centro de Ciências da Comunicação e Artes da UniSantos, Ouhydes Fonseca, esteve presente ao velório. "Conhecia o Rubens desde os anos 60. Ele tinha uma capacidade de discutir questões de uma maneira que qualquer um poderia entender", afirmou.
Marcela Souza - publicado em Agência Facos.
0 comentários:
Postar um comentário